Buscar
  • Essent Jus

Tema central do Encontro Nacional de Presidentes debateu estratégias de fortalecimento dos partidos

Atualizado: Abr 19

Partidos mais sólidos, cidadãos mais ativos: a frase deu início ao Encontro Nacional de Presidentes realizado de forma online e que reuniu dezenas de presidentes de partidos de todos os cantos do país - uma iniciativa da Rede de Contabilidades Essent Jus e Ousadia Política.


O Encontro ajuda dirigentes a traçar um caminho de como fazer um diagnóstico dos pontos fracos e fortes das siglas - e de como driblar as dificuldades encontradas ao logo do caminho. De acordo com Nerea Garcia; mestre em Análise Política, especialista em marketing político e CEO da Ousadia Política; o passo inicial é identificar os fatores que tornam um partido fraco. “Aquele partido que só aparece em ano eleitoral, em que os candidatos não se destacam, que tem dificuldade de arrecadar recursos, de engajar filiados, são características que tornam uma sigla partidária fraca. Neste contexto das dores do partido, podemos dividir em três categorias: sociais, institucionais, intrapartidárias e sociais”, destaca Nerea.


De acordo com Nerea, as sociais envolvem a má reputação da sigla, o vínculo fraco com o cidadão, bem como o baixo número de filiações. As institucionais abrangem a irregularidade fiscal, ausência de arrecadação e proibição de receber recursos do FEFC e Fundo Partidário, por exemplo. Já as dores intrapartidárias estão relacionadas com a desmobilização de filiados, dificuldade de recrutamento de candidatos e representantes fracos e desleais.


E como identificar um partido forte? Nerea explica que um partido forte é aquele que se destaca dos outros, é reconhecido pelas boas práticas, pelo trabalho, inovação. “O partido forte inspira outras organizações, tem filiados engajados, representantes atuantes e candidatos preparados para o pleito eleitoral”, enfatiza.


O caminho da transformação

De acordo com Guilherme Sturm, CEO da Rede de Contabilidades Associadas Essent Jus, o caminho da transformação passa pelo conhecimento, boas práticas, inovação e marketing político. “Eu gosto muito de provocar os presidentes com a seguinte pergunta: se ao invés de presidente partidário você fosse presidente de uma cooperativa, de uma associação de classe: teria orgulho de colocar isso no seu currículo? Por que o seu partido não pode ser exemplo de organização, de seriedade? O encontro é para darmos esse primeiro passo em busca de transformação”, pontua.


Para Nerea, o caminho da transformação apresentado durante o Encontro precisa estar em movimento. “Os presidentes precisam começar a implementar as sugestões para que seja possível ir ajustando, adaptando, à realidade de cada partido”, finaliza.



Nova edição do Encontro Nacional de Presidentes


A primeira edição do Encontro com Presidentes foi realizada no dia 08 de abril. Desde então, o evento é realizado todas às quintas-feiras, às 19h - sempre trazendo novidades e um espaço reservado para dúvidas e perguntas. Durante as edições ao vivo, os participantes têm a oportunidade de encontrar colegas, interagir com uma comunidade cada vez mais engajada. Para participar, basta fazer a inscrição pelo link: https://www.digital.essentjus.com.br/epresidentes


Totalmente online e gratuito, a inscrição já dá acesso ao resumo dos assuntos abordados, inclusive, acesso às edições anteriores do evento, além de um convite para participar de um grupo exclusivo de presidentes. A participação ao vivo possibilita o recebimento de certificado.



Sobre a Rede de Contabilidades Associadas Essent Jus

A Rede de Contabilidades Associadas Essent Jus é especialista em contabilidade eleitoral. Nasceu no ano de 2019 e hoje já contabiliza mais de 800 escritórios associados em todos os estados do país. Nas eleições de 2020 atendeu mais de 12 mil clientes e, conforme informações do TSE, foi a segunda maior empresa fornecedora nas últimas eleições.


Sobre a Ousadia Política

A Ousadia nasceu em 2019 como fruto do desejo da cientista política Nerea Garcia em colocar o conhecimento acadêmico a serviço daqueles que querem transformar a política em um lugar melhor. A Ousadia Política é especialista em ciência política, comunicação e marketing político.

56 visualizações0 comentário